BLOG DE RNPACARJAS

BLOG DE RNPACARJAS
carajas

RADIO CNAGITOS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Navega Pará está sendo implantado no sul do Pará


O programa do Governo do Estado logo chegará a todas as cidades do Sul do Pará
Na manhã da ultima quarta-feira, dia 09/01 uma equipe da PRODEPA - Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará esteve em Rio Maria para visitar os pontos onde serão implantandas as torres de distribuição do sinal de internet do Programa Navega Pará do governo do estado.
Segundo Mauro Galvão, engenheiro da PRODEPA, o programa está na parte da documentação e verificação dos pontos em todas as cidades. Em seguida serão implantadas as torres e os sistemas de rádio até Conceição do Araguaia.

Mauro diz ainda que serão atendidos os pontos municipais, estaduais e espaços públicos com acesso livre à internet. Em Rio Maria serão implantados cinco pontos de acesso grátis (praça Silvia Emídio Lôbo - Centro, Praça da Bíblia - Liberdade, Praça do Bradesco - Centro...). Também serão contemplados os órgãos estaduais como a EMATER e a ADEPARÁ.

Mauro explica que serão 2 mb de velocidade para praças e 1 mb para órgãos públicos, sendo que pode haver ampliação. "Em Rio Maria será implantada uma torre de 110 metros no setor Parque da Liberdade (Terreno da Caixa D´Agua) para a distribuição do sinal. Além disso, poderão ser implantados os infocentros para uso gratuito da internet pela população", afirma Mauro.

Com o Navega Pará qualquer pessoa pode ter acesso à rede sem precisar de senha, bastando estar no local onde o sinal está ativo. A previsão para funcionamento do programa em Rio Maria é até o mes de abril. Algumas torres já foram implantadas até a cidade de Parauapebas.

O secretário Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Leão, anunciou recentemente, investimentos de R$ 21 milhões por parte do governo estadual, para expandir a rede de fibra óptica para as regiões sul e sudeste do estado, garantindo que os municípios das duas regiões possam ter acesso à internet de qualidade por meio de infovias.

Atualmente, o Navegapará está presente em 41 municípios do Pará, com mais de 1.600 pontos. São beneficiados pelo programa órgãos do governo, escolas, delegacias, hospitais, infocentros e HotZones (pontos de acesso WI-FI gratuito em praças, orlas e outros lugares), além de prefeituras e entidades do terceiro setor.

"O governador Simão Jatene determinou que o programa seja mais que um meio de inclusão digital, se tornando uma ferramenta de inclusão social. Por esse motivo, estamos implantando melhorias nos locais onde há essa necessidade e ampliando o número de municípios beneficiados". (Idelson Gomes)  

Nenhum comentário: